Pesquisa

sábado, 24 de janeiro de 2015

Como saber se o cachorro está com febre


Sintomas da febre

 
O cão apresenta alguns sinais de que está com febre, como: focinho quente e seco, olhos lacrimejantes ou embaçados, apatia, falta de apetite e nervosismo. Quando a febre é muito alta, o cachorro, assim como as pessoas, pode sofrer tremores.

Como medir a temperatura do cachorro com um termômetro normal



Você vai precisar de um termômetro. Não precisa ser um termômetro específico para cães (embora sejam vendidos, são iguais aos nossos). Compre um termômetro comum para seres humanos e deixe-o reservado para o uso no seu cão.
 
1. Sacuda o termômetro até o nível do mercúrio ou a temperatura estiverem marcando pelo menos 35 graus.
 
2. Lubrifique o termômetro com Vaselina ou algum gel lubrificante.
 
3. Se seu cão for agitado, peça pra alguém segurá-lo pra você. O ideal é que ele esteja deitado para que não haja o risco dele sentar no termômetro.
3. Introduza 1/3 do termômetro no ânus do seu cão.
 
4. Deixe por 1 a 2 minutos.
 
5. Cheque a temperatura no termômetro.
 
6. Não esqueça de limpar o termômetro após o uso.

Termômetros especiais

 
termometro orelhaExistem termômetros especiais que ajudam a medir a temperatura através da orelha do cachorro. É uma forma mais prática – porém mais cara – de saber se seu cachorro está com febre.
 

Como baixar a temperatura em casa

 
O ideal é que você leve-o ao veterinário se confirmar que a temperatura do seu cão está acima dos 40 graus. Caso queira tentar diminuir a temperatura, veja o que você pode fazer:
 
– faça seu cachorro beber bastante água. Se ele não aceitar água normal, tente água de coco natural.
 
– se ele estiver com tremores, cubra-o com uma manta leve, fique ao seu lado o máximo possível para ele se sentir reconfortado.
 
– um banho quebrado (morno quase frio) pode ajudar a diminuir a temperatura do corpo.
 
 
Bem, se a Pandora apresenta qualquer um dos sintomas da febre eu chego na veterinária em 2 minutos. Sempre acho melhor consultar um médico do que ficar tentando coisas caseiras. Nunca sabemos o que pode estar acontecendo no corpo do nosso cachorro…


Nenhum comentário:

Postar um comentário