Fox Paulistinha
Origem e história da raça
Por volta de 1.500, os navios portugueses e holandeses chegavam no Brasil. Como os navios eram conhecidos por terem muitos ratos, eles traziam cães caçadores de animais pequenos (terriers) para ajudar a combater os ratos dos navios.
Esses terriers, acredita-se, eram o Fox Terrier e o Jack Russel Terrier. Os pesquisadores acreditam que esses terriers tenham sido cruzados ao longo do tempo com o Pinscher, o Chihuahua e outros cães que já existiam no Brasil, dando origem ao Fox Paulistinha, ou Terrier Brasileiro.
Mas, existe ainda uma outra versão sobre a origem do Fox Paulistinha. No Brasil do século XIX, filhos de fazendeiros ricos iam pra Europa pra estudar. Esses jovens normalmente se casavam por lá e na volta traziam consigo cães cães como Jack Russel Terrier, Fox Terrier, Bulldog e Beagle. Chegando no Brasil, os cães que eles traziam foram cruzando com cães nativos e se adaptando ao clima e ao tempo do Brasil, tornando-se a raça Fox Paulistinha (Terrier Brasileiro)
Temperamento do Fox Paulistinha
Se você procura um cachorro calmo e tranquilo, o Fox Paulistinha não é o ideal pra você. Em geral, cães terriers são bastante agitados e ativos e precisam de muito exercício diário. Veja aqui as raças mais agitadas.
O Fox Paulistinha é alerta (muito usado pra guarda e alarme), ativo e super inteligente. Há quem diga que o Fox Paulistinha é um cachorro incansável. Dificilmente ele estará parado, normalmente sempre está arrumando algo pra fazer. É um cão que não gosta muito de estranhos. Com sua família e amigos ele é super gentil e dócil, mas quando encontrar alguém que ele nunca viu na vida, provavelmente irá estranhar.
Apesar de não estar no ranking de inteligência por ser uma raça brasileira, o Fox Paulistinha é muito inteligente e aprende facilmente truques e comandos, não é à toa que era comum ver essa raça em circos e espetáculos.
O Fox Paulistinha é bastante apegado ao seu dono, por conta disso, muitas vezes é considerado um cão de companhia. Ele não gosta de ficar sozinho e precisa sempre de companhia.
Por ter o porte pequeno, muitas pessoas tem essa raça em apartamento, mas o ideal pra ela é uma casa com quintal grande, para que possa correr, caçar, gastar as energias. Lembrando que por também ser um cão de companhia, ele precisa dos seus donos e não deve ser impedido de entrar dentro de casa pra ficar com sua família.
Como cuidar de um Fox Paulistinha
O pelo do Fox Paulistinha é muito fácil de cuidar. É curto, liso e não precisa de nenhum tipo de tosa. São cães bem saudáveis, de boa estrutura e não apresenta grandes problemas. Os banhos devem ser dados mensalmente no inverno e quinzenalmente no verão.
Saúde do Fox Paulistinha
Felizmente, o Fox Paulistinha não tem grandes problemas de saúde. É muito resistente, forte e tem uma ótima estrutura óssea. Como todo cachorro, deve receber pipeta anti pulgas e anti carrapato de 30 em 30 dias para evitar que haja infestação.
Expectativa de vida: 13 a 16 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário